ESPECIAL - SALÃO DE GENEBRA 2012 - AS ALEMÃS E A VOLVO

Fotos: Divulgação

Mercedes

 
Classe A - Lembra daquele Mercedes monovolume fabricado em Juiz de Fora entre 1999 e 2005? Esqueça. O Classe A agora é um hatchback médio com aparência bem esportiva. Os vincos na lateral, a agressividade da grade dianteira e a traseira musculosa demonstram esse novo perfil. Os alvos são os renovados Audi A3 (que você lerá mais abaixo), BMW Série 1 (que já está à venda no Brasil) e o inédito Volvo V40 (que encerra o post e deve suceder o C30).


O novo Classe A terá três versões de acabamento: Urban, Style e Sport AMG. Os motores terão 1.6, 2.0 e 2.2 litros de cilindrada, com potência variando entre 114 (A180) e 156 cv (A200) os movidos a gasolina e 109 (A180CDI) e 168cv (A220CDI) os a diesel. O AMG Sport tem detalhes em vermelho na carroceria, suspensão rebaixada, rodas de 18 polegadas e motor 2.0 biturbo com 211 cv preparado pela divisão esportiva da marca. O câmbio será manual de seis marchas ou automatizada 7G-DCT de dupla embreagem.

Entre os itens de segurança se destacam o sistema de alarme de colisão por radar, controle de atenção do motorista, controlador de distância do tráfego à frente, alerta de evasão da faixa de rolamento e o Pre-Safe que tensiona os cintos de segurança, fecha os vidros e o teto solar e ajusta os bancos quando se pressente um acidente. A conectividade é outro ponto forte do novo Classe A. Ele terá Google Street View no sistema multimídia.



SL 63 AMG - A sétima geração do roadster SL, que está completando 60 anos em 2012, foi apresentada no Salão de Detroit, mas Genebra conheceu a versão ainda mais esportiva (como se já não fosse): a 63 AMG. Seu motor é um V8 biturbo 5.5 com 537 cv de potência. Com o kit AMG Performance o rendimento sobe para 556 cv. O câmbio é automático de sete marchas SpeedShif. Tem todos os itens de segurança do Classe A descrito acima. O navegador GPS também reproduz até 6 DVDs. Um dos destaques é o vidro do teto da capota rígida retrátil que escurece automaticamente ao toque de um botão.


Audi



A3 - O primeiro concorrente do novo Mercedes Classe A chega à sua terceira geração muito parecido com o modelo anterior. Até as medidas de 4,24m e 1.42m de altura são as mesmas. Aliás, os carros da Audi só diferenciam pelo tamanho e tipo de carroceria. As maiores diferenças estão nos faróis, grade mais hexagonal, para-choques e lanternas. O A3 lembra muito o utilitário Q3 de frente. Lançado originalmente em 1996, o hatch cresceu 2cm na distância entre-eixos, que agora tem 2,60m e 1cm na largura (1,77m). O interior segue o estilo do compacto A1, onde se destacam as saídas de ar circulares e o sistema multimídia MMI. 

A nova geração do Audi A3 agrada mesmo é na tecnologia. Tem controle de velocidade adaptativo, faróis de xênon Plus, iluminação diurna de LEDs nos faróis e também nas lanternas, freio de mão elétrico, teto panorâmico de cristal, além de diversos dispositivos eletrônicos como o Audi Side Assist, Audi Active Lane Assist, Audi Pre-Sense Basic, entre outros.

Os motores a gasolina são os quatro cilindros TFSI, com injeção direta e turbo, de 1.4 e 1.8 litros. O primeiro rende 122 cv e o segundo 180cv. Com diesel há o motor 2.0 TDI de 150 cv. As opções de câmbio são manual de seis marchas e automatizado S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem. Em breve chega o motor 1.4 TFSI com desligamento parcial dos cilindros. Também mais tarde chegará a Sportback, com quatro portas.


BMW


M135i Concept - Enquanto a segunda geração do BMW Série 1 está chegando ao Brasil na versão de quatro portas, em Genebra  foi apresentado o M135i, que apesar de parecer quase pronto, ainda é um conceito que antecipa a versão de duas portas. Um charme estético são as faixas azul e vermelha na lateral e na tampa do porta-malas. Tem motor a gasolina 3.0 turbo, de seis cilindros em linha (como manda a tradição da marca alemã), que promete render mais de 300 cv. 



Série 6 Gran Coupé - Já faz uns 8 anos que a Mercedes "inventou" o conceito de cupê de quatro portas com o CLS. Mas somente agora a BMW lançou o seu, poucos anos depois do Audi A7 Sportback. Derivado do Série 6 Coupé de duas portas, tem cinco metros de comprimento e 2,96m de distância entre-eixos. O Gran Coupe possui três opções de motores: 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha e 328 cv (versão 640i), 3.0 diesel turbo de 320 cv (640d) e o 4.4 litros V8 a gasolina, de 461 cv de potência (650i). Todas as versões usam câmbio automático de oito velocidades. 


Volvo 




V40 - Esta mistura de hatchback com perua de 4,36m de comprimento, 2,04 de largura, 1,44m de altura e 2,64m de distância entre-eixos pretende ser o mais duro adversário do trio alemão Audi A3, BMW Série 1 e o novíssimo Mercedes Classe A. Suas linhas são uma evolução de outros modelos da marca como o Volvo S60 e a XC60 e deve suceder o C30 ou pelo menos antecipar o estilo da futura geração do hatch, que tem duas portas. A Volvo escolheu a designação V para nomear seus carros de quatro portas pelo menos. O nome V40 já foi usado na versão perua da primeira geração do sedã S40, entre 1995 e 2004. 

Entre os motores previstos para o novo V40 estão um 1.6 Turbo a gasolina, fornecido pela Ford, com potências entre 150 e 180 cavalos, além do 2.5, também turbinado, de 254 cv. Os motores a diesel são o 1.6 de 115 cv e um 2.0 de 150 ou 180 cv. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas. Os freios têm regeneração de energia. 

O novo hatch premium já terá os conhecidos equipamentos de conforto e segurança, como o alerta de mudança de faixa de rolamento com correção de trajetória e detector de pedestre para frenagem automática. Mas a maior inovação será o airbag para pedestre, inédito no mundo.  

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter