Ferrari
F12 Berlinetta - A sucessora da 599 GTB Fiorano não inova nas formas, mas traz novidades nos detalhes estéticos. A mais marcante é o relevo ondulado na lateral. Outro detalhe curioso é o prolongamento da lataria da traseira que envolve o para-choque no centro, o que dá a impressão de que o cupê esportivo usa uma fralda ou um biquini fio dental.
Contrariando a tendência das reestilizações, a F12 Berlinetta é menor que a 599 em todas as medidas: 4,61 metros de comprimento (menos 4,7cm), 1,94 m de largura (- 1,9cm) e 1,27 m de altura (- 6,3 cm). Graças a isso e a novos materiais na estrutura, o peso foi reduzido em 70 kg e agora é de 1.525 kg.
Também indo na contramão do downsizing, o motor abdica do turbo para ter 12 cilindros em V, com 6.3 litros de capacidade cúbica e 740 cavalos de potência. A montagem é atrás dos bancos dianteiros (são apenas dois lugares). A tração é traseira, que recebe 54% do peso. Com ele, a F12 alcança os 310 km/h e acelera até 100 km/h em 3,1 segundos. Mesmo assim, a F12 percorre 6,6 km/l, graças ao sistema StartStop, que desliga o motor ao pisar no freio. O câmbio é o mesmo usado na Fórmula 1, com sete marchas e dupla embreagem.
Lamborghini
Aventador J - A Lamborghini foi criada exatamente para concorrer com a Ferrari, como uma resposta ao péssimo atendimento que o dono Ferruccio um dia teve de Enzo Ferrari. A marca do cavalo rampante já nomeou o Aventador cupê como o rival da sua nova F12 Berlinetta, apresentada acima. Alheia ou não a esse desafio, a marca do touro apresentou uma versão inteiramente esportiva do seu Aventador, sucessor do top Murciélago.
Inspirado no Miura Jota de 1970, o Aventador J foi feito para ser pilotado em autódromo mesmo. Não tem teto e nem para-brisas. No lugar deste há um defletor. É necessário usar capacete para domar e curtir os 700 cavalos do motor V12 6.5 litros e a tração integral. Foi construído apenas um exemplar, o que foi exposto no Salão, com bancos e outras peças em fibra de carbono... que já foi vendido por cerca de 2,2 milhões de Euros.
Bentley
EXP 9F - Com este conceito, a inglesa Bentley, ex-subsidiária da Rolls-Royce e hoje controlada pela alemã Volkswagen, quis antecipar o estilo do seu futuro utilitário esportivo. A intenção era levar para fora da estrada o mesmo luxo e requinte dos seus sedãs e cupês. Mas foi reprovado pela crítica. Houve quem achasse brega as linhas exageradamente retas, a caída do teto, os detalhes em couro e madeira nobres e até os suportes para pratos de porcelanas, taças de cristal e talheres de prata para piqueniques. Resultado, o utilitário será redesenhado. Eu não achei tão feio, pois combina com o perfil da Bentley. Mas as projeções antes deste modelo ficaram mais atraentes.
O conceito tinha faróis redondos inteiramente em LEDs, quatro lugares, rodas de 23 polegadas e motor W12 (junção de dois motores V6) 6.0 com dois turbos e 600 cavalos de potência. Se for produzido em série deverá receber o mesmo V8 4.0 do cupê GT Continental e até uma versão híbrida para ficar mais viável.
Jaguar
XF Sportbrake - A versão perua do sedã "médio" da Jaguar melhorou o espaço interno para a cabeça dos ocupantes de trás. Seu porta-malas tem 550 litros e rebate e nivela os bancos traseiros automaticamente, elevando a capacidade para 1.675 litros. A segunda Station Wagon original da história da marca da fera inglesa (a outra foi o "compacto" X-Type no início dos anos 2000) terá os mesmos motores do sedã: um 2.2 turbodiesel de 190 cavalos e outro V6 3.0 a gasolina, com dois turbos e duas opções de potência: 240 ou 275 cv. O câmbio é automático de oito marchas. A suspensão pneumática é exclusiva da Sportbrake.
Land Rover
Evoque Convertible Concept - A Land Rover surpreendeu em 2010 com o Range Rover Evoque, um utilitário esportivo com visual futurista e aparência de cupê. Resgatou até uma versão duas portas para fazer jus à proposta.
Agora no Salão de Genebra se destaca novamente com uma versão conversível, ainda conceitual, do mesmo Evoque. Porém, não é inédita no gênero. Além dos antigos Land Rovers e do Jeepster, já houve variações abertas do PT Cruiser e do Nissan Murano. Mas poderá lançar uma moda se chegar mesmo ao mercado. Principalmente se tiver uma versão de 4 portas. Sua capota, ainda de tecido, é inteiramente retrátil e se esconde atrás dos bancos traseiros. Deverá ter os mesmos recursos de segurança, conforto e entretenimento do Evoque fechado.
Aston Martin
V12 Zagato - Versão já de produção do novo cupê da inglesa Aston Martin, desenhado pelo estúdio que lhe dá o sobrenome. Já o V12 indica o motor de doze cilindros 5.9 litros com 517 cavalos, que o leva a uma velocidade máxima no mínimo de 300 km/h. Sua carroceria é feita de alumínio e fibra de carbono. Começará a ser vendido no final do ano, em tiragem limitada de 150 exemplares. A Zagato é uma antiga parceira da Aston Martin. Já projetou o DB4 GT, de 1962 e o V12 foi inspirado nele.
Lotus
Exige S Roadster - A Lotus está renascendo. Na Fórmula 1, reapareceu oficialmente no ano passado, ao assumir a equipe Renault, e este ano trouxe de volta à categoria o finlandês Kimi Raikkonen, campeão de 2007. No mercado já está com uma linha de variados modelos: o Elise, o Exige. Evora, Esprit, Elite, Ethos, Eterne e Elan. Em Genebra apresentou a versão sem teto do Exige S, o Roadster. Tem motor V6 3.5 de 345 cavalos, fornecido pela japonesa Toyota, e câmbio manual de seis marchas. Acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 4 segundos e alcança velocidade de 233 km/h.
McLaren
MP4-12C High Sport - Já que eu falei da Lotus acima e abri o capítulo com a Ferrari, não poderia faltar a McLaren, entre as equipes de Fórmula 1 que produzem carros de rua. Lançado em 2010, o cupê MP4-12C ganhou uma versão ainda mais potente, com 675 cv extraídos do motor V8 biturbo 3.8. O original tem 600 cv. A produção da Hight Sport, que tem detalhes aerodinâmicos da versão que participa das corridas de GT3, é limitada a apenas cinco unidades numeradas com a inscrição Limited Edition.
Bugatti
Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse - Voltando a falar de uma marca de origem italiana, a Bugatti é controlada atualmente pela alemã Volkswagen. O Veyron existe desde 2005. Ficou famoso pelo motor 16 cilindros em W (dois V8 unidos) de 1.001 cavalos de potência. Em Genebra, foi apresentada a série especial Grand Sport Vitesse, que extrai 1.200 cavalos do W16 8.0 com quatro turbos. O resultado é a aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e alcançar os 420 km/h. Coisa de louco!
Lancia
Flavia Cabrio - Fruto da compra da Chrysler pela Fiat (dona da Lancia), o Flavia é a versão italiana do médio luxuoso 200 Convertible da marca norte-americana. Será com um nome feminino, tão comum no Brasil e já usado num sedã dos anos 1960, que o conversível e o sedã serão comercializados no mercado europeu no final deste mês.
O Flavia Cabrio mede 4,90m de comprimento, tem motor 2.4 16v de 175 cavalos (o mesmo do utilitário Freemont, só que mais potente) e câmbio automático de seis marchas. Será equipado de série com controle eletrônico de estabilidade (ESC), bancos em couro, controle automático de temperatura, bancos aquecidos e ajustáveis eletronicamente, faróis com acendimento automático, sistema de navegação e sistema de som Boston Acoustics, que inclui 6 alto falantes e disco rígido de 40 GB.
Porsche
Boxster - Em 1996 ele diversificou a oferta da Porsche, então limitada ao tradicional 911, e esquentou a moda dos roadsters, os conversíveis de dois lugares, disputando mercado com o BMW Z3, a Mercedes SLK, o Mazda MX-5 e a Fiat Barchetta. Agora chega à sua terceira geração, inspirado no superesportivo Carrera GT e no próprio 911.
Se diferencia do anterior pelos vincos, os novos faróis escurecidos, para-choques dianteiros e traseiros, lanternas traseiras em LED com novo desenho e o aerofólio integrado ao vinco traseiro. A carroceria é toda em alumínio e a plataforma de aço de alta rigidez. Por dentro, o painel foi inteiramente reestilizado. Seu motor permanece tendo seis cilindros contrapostos (o nome Boxster mistura da posição boxer com roadster) com duas opções de cilindrada: 2.7 de 265 cv e 3.7 de 315 cv para o Boxster S. O câmbio é novo e agora é automatizado de sete velocidades, seja o manual ou o automatizado opcional. Acelera de 0 a 100 km/h respectivamente em 5,7 e 5 segundos nas duas versões. O consumo é ótimo, chegando a 13 km/litro no motor mais simples. Será entregue aos europeus em abril.
Amanhã: Seat e Skoda