Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Na Europa, Fiat 500 e Ford Ka dividem a mesma plataforma e são modelos subcompactos, de visual chamativo. A diferença entre eles é que o italiano segue um estilo retrô, inspirado no homônimo vendido entre 1957 e 1975, enquanto que o norte-americano criado na Alemanha é a evolução de um projeto mundial lançado em 1996, passando a ser fabricado no Brasil no ano seguinte.
Em 2008 o Ka brasileiro se transformou num modelo bem mais simples, tanto na aparência, quanto no acabamento interno, que passaria vergonha se estivesse perto do modelo europeu - já mostrado aqui no Guscar - tamanha é a simplicidade da sua carroceria e interior. No ano passado, ele ganhou um face-lift que deu mais modernidade à dianteira e uma clareada nas lanternas. O motor 1.6 ficou restrito à nova versão Sport, que chama atenção externamente pelos adesivos permanentes no capô, no teto, nas laterais e na traseira, inspirados no esportivo Mustang, e pelos faróis e rodas escurecidos.
Já o 500 é o mesmo, pois é importado. Desde 2009 ele vinha da Polônia, mas, também em 2011, graças à compra da americana Chrysler pela Fiat, ele passou a ser trazido do México, com quem renovamos o acordo automotivo no mês passado para não pagar imposto de importação. Só que agora há uma cota anual de custo do volume importado e, se estourar, ele pode custar mais caro. O 500, que antes vinha a partir de 60 mil reais, passou a ser vendido por R$ 39,9 mil na versão mais barata, a Cult, valor que já subiu para R$ 40.590. Ainda assim, continua acessível e com preço próximo ao do Ka.
Mesmo sendo cerca de cinco mil reais mais caro e tendo diferenças no comprimento, na concepção e no estilo, resolvi comparar o Fiat 500 Cult com o Ford Ka Sport para promover um duelo de carros que se assemelham no porte compacto, na carroceria única de duas portas, na aparência esportiva e na atenção que chamam quando passam. Também quis fazer uma versão brasileira do duelo que acontece na Europa.
Mesmo sendo cerca de cinco mil reais mais caro e tendo diferenças no comprimento, na concepção e no estilo, resolvi comparar o Fiat 500 Cult com o Ford Ka Sport para promover um duelo de carros que se assemelham no porte compacto, na carroceria única de duas portas, na aparência esportiva e na atenção que chamam quando passam. Também quis fazer uma versão brasileira do duelo que acontece na Europa.
Estilo e Acabamento
O 500 nasceu com as formas modernizadas do antigo modelo lançado na Itália em 1957. Tem um estilo propositalmente retrô, homenageando explicitamente o carro que motorizou os italianos no pós-segunda guerra mundial. Como o antigo Fiat era pouco conhecido em nosso país, chegou aqui como novidade e logo atraiu olhares, principalmente femininos. Os adesivos decorativos, ao contrário do oponente, são opcionais e pagos.
Já o Ka ganhou uma segunda geração exclusiva para o Brasil. Ao mesmo tempo em que quiseram criar um carro menos estranho que o original europeu, fizeram um veículo mais barato, pois somos tratados como pobres pelas montadoras. Assim, ganhamos um Ka mais feio que o europeu. Sem querer, o nosso Ford também é retrô: lembra rapidamente de perfil o Volkswagen Brasília. Um estilo bruto e masculinizado. Até as portas são as mesmas do primeiro Ka, para economizar custos. Enquanto o 500 é chique, o Ka é popular.
O interior segue o mesmo conceito da carroceria. O compacto italiano, fabricado em Toluca, tem revestimentos de melhor qualidade e aparência mais moderna, com o painel atravessado por uma grande faixa de plástico brilhante, na cor da carroceria. No Cult, volante, capela do quadro de instrumentos, saídas de ar e display funcionais no centro, painel e botões do ar condicionado e a parte superior dos bancos são brancos, dando um ambiente mais claro e sofisticado. A alavanca do câmbio, seja manual, automatizado ou automático, fica próxima ao painel.
Já o Ka tem aquele painel bem rústico, com console colado no tablier de plástico duro e lataria aparente nas portas e estrutura da carroceria, com revestimento também em plástico e uma discreta tira de tecido. As saídas de ar são redondas e tem aros cromados para atenuar a simplicidade. Menos mal que os instrumentos têm leitura mais fácil que os agrupados no centro do 500 e os bancos são esportivos e anatômicos. Só que estes últimos o Fiat também tem.
Bem, chega de zombar do Ka. O compacto da Ford começa a reagir às críticas com mais espaço para quem vai atrás. Apesar de quase trinta centímetros mais longo que o 500 (3,84 contra 3,55m) e 15cm a mais na distância entre-eixos (2,45 contra 2,30m), o Ka ainda é apertado para as pernas, mas o passageiro acomoda melhor a cabeça, mesmo o Fiat sendo mais alto (1,50 contra 1,44m). Uma das motivações para o Brasil ter um Ka diferente foi justamente a necessidade de um habitáculo maior. O 500 até comporta bem os adultos por causa dos seus assentos traseiros longos, mas eles raspam a cabeça no teto.
Se um porta-malas na faixa dos 260 litros é pequeno para o Volkswagen Fox, para o Ford Ka é muito bem-vindo e ainda tem três litros a mais. Um latifúndio perto dos minúsculos 185 litros do 500.
2x2
Motor, Desempenho e Consumo
Em dois dos próximos três itens o Ka consolida a sua superioridade. Ambos têm motor Flex, mas o do Ford é um 1.6 Zetec Rocam, com 102 cavalos com gasolina e 107 cv com álcool, enquanto que o do Fiat é o 1.4 EVO, o mesmo do Uno, com 85 e 88 cv de potência.
O Ka também supera o 500 na aceleração de 0 a 100 km/h e na velocidade máxima. A arrancada do modelo brasileiro, de acordo com a revista Carro, é feita em 10,8 segundos, contra 12,7 seg. do ítalo-mexicano. A velocidade final, divulgada pelas respectivas montadoras, é de 181 contra 172 km/h. O 500, no entanto, foi melhor na retomada da Carro: 14,3 contra 18,1 segundos entre 60 e 120 km/h.
Já no consumo os dois empatam tecnicamente com médias de 9 km/l. O Ka teve uma leve vantagem com 9,45 km/l (7,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada) contra 9,1 km/l do 500 (7,6 e 10,6 km/l, respectivamente). Todos os testes da publicação da editora Motorpress foram feitos com álcool.
Ford Ka 4x2
Segurança e Conforto
O melhor investimento em segurança deu vantagem ao Fiat 500. E não foi só nos equipamentos. Recheado de itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração, faróis com regulagem de altura, cintos dianteiros com pré-tensionador e auxíllio de partida em rampa, o 500 precisou de menos espaço para frear a 80 km/h. Parou em 28 metros. Sem o ABS, não disponível nem como opcional, o Ka patinou até os 31,3m.
Já o interior do Fiat é mais silencioso do que o Ford: ruído de 62,9 contra 70,1 decibéis a 120 km/h. Méritos dos revestimentos mais caprichados e do isolamento acústico mais eficiente no cofre do motor. Números da revista Carro e comparativo novamente empatado.
Preço, Equipamentos de Série e Assistência
O Ford Ka Sport é bem mais barato. Custa R$ 35 mil com pintura sólida. Por mais mil reais adiciona-se os airbags frontais, únicos opcionais, de série no 500. A única pintura metálica, Prata Geada, custa R$ 707. A perolizada Laranja Ibiza sai por R$ 973. As sólidas são branca, vermelha e preta.
O preço básico traz apenas ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, rodas de alumínio de 15 polegadas, faróis de neblina, imobilizador e CD Player com MP3, Bluetooth e entradas USB/iPod.
O Fiat 500 Cult é 5.590 reais mais caro. A diferença está nos seus equipamentos de série exclusivos como os de segurança citados lá em cima mais o sistema de fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX, direção elétrica, dois computadores de bordo, regulagem de altura do banco do motorista e do volante e faróis com follow me home. O italiano também tem mais opções de equipamentos e cores. O pacote Convenience com comando de voz do telefone e piloto automático custa R$ 863. Já o Sport, com teto solar elétrico e sistema de som Bose sai por R$ 3.147. As cores sólidas são branca e vermelha, as metálicas azul, cinza, laranja, prata e preta e as perolizadas branca e vermelha. As pinturas diferenciadas custam mais caro que o Ka, respectivamente 1.056 e 1.360 reais.
Enquanto a Sport é a versão mais cara do Ka, que tem a básica (R$ 23.600), a Fly (R$ 25.690) e a Pulse (R$ 28.690) com motor 1.0, a Cult é a mais barata da linha 500, que tem ainda o Cult com câmbio automatizado Dualogic (R$ 43.630), a SportAir, com motor MultiAir 1.4 16v a gasolina de 105 cavalos e opção de câmbio manual (R$ 49.190) ou automático japonês Aisin, de seis marchas (R$ 53.220) e o Lounge Air automático (R$ 55.240), com a mesma caixa.
O Ka é mais vantajoso no preço e o 500 nos equipamentos. Mas o Ford dá menos dor de cabeça na manutenção e tem as peças mais baratas, determinando a sua vitória no comparativo. Vantagem de ser nacional. A cesta de peças cotada pela revista semanal Carro Hoje, da editora Motorpress, custa R$ 1.222,76 contra R$ 3.612,72 do 500. A cotação é de setembro, mas não deve ter aumentado tanto.
Conclusão
O comparativo desses carros diferentes no tamanho e no acabamento, mas iguais no perfil esportivo e compacto, mostrou um esperado equilíbrio de forças. O maltratado nacional Ford Ka venceu o charmoso e caprichado importado Fiat 500 por 6 a 5.
O modelo italiano fabricado no México é mais bonitinho, seguro, silencioso, melhor acabado e vem mais equipado. É ideal para quem deseja essas características. Já o hatchback fabricado no Brasil é mais barato, espaçoso, tem porta-malas maior, gasta menos combustível, cobra menos pela manutenção, anda mais e tem motor mais forte. O Ka é a escolha mais racional. Entretanto, ele pode conquistar os interessados do modelo italiano também pela emoção.
O modelo italiano fabricado no México é mais bonitinho, seguro, silencioso, melhor acabado e vem mais equipado. É ideal para quem deseja essas características. Já o hatchback fabricado no Brasil é mais barato, espaçoso, tem porta-malas maior, gasta menos combustível, cobra menos pela manutenção, anda mais e tem motor mais forte. O Ka é a escolha mais racional. Entretanto, ele pode conquistar os interessados do modelo italiano também pela emoção.
1 º FORD KA SPORT 1.6 ROCAM - 6 vitórias
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 8 válvulas
Potência: 102 cv (gasolina) e 107 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 181 km/h
Consumo: 7,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,84/1,64/1,44/2,45m
Porta-malas: 263 litros
Tanque: 45 litros
Preço: R$ 35.000
2 º FIAT 500 CULT 1.4 EVO Manual - 5 vitórias
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,7 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 172 km/h
Consumo: 7,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,55/1,63/1,50/2,30m
Porta-malas: 185 litros
Tanque: 40 litros
Preço: R$ 40.590