EM BREVE NO BRASIL - RENAULT DUSTER

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

A Renault resolveu, de vez, empurrar os modestos carros da romena Dacia para o Brasil. Depois do Logan e do Sandero, o próximo será o utilitário esportivo Duster, que chega em 2011 para concorrer com o já veterano Ford Ecosport.

E como os seus irmãos, o Duster será fabricado em São José dos Pinhais (PR) com a assinatura e o emblema da marca francesa. E, visualmente, é só o emblema, mesmo. A adaptação de Dacia para Renault não mudou em nada a aparência do carro.
A dianteira continua parecida com a da Amarok, da Volkswagen. A traseira musculosa lembra a Nissan X-Terra. Na lateral, ficou muito parecido com o também falecido Nissan Terrano. Já o interior, principalmente o painel, é praticamente o mesmo do Logan e do Sandero. O espaço interno promete ser bom. O utilitário tem 4,31 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,67 m.

A não ser que apareça algo mais moderno, um motor já é praticamente certo: o mesmo Renault 1.6 16v Hi-Flex, usado desde o Clio e também, claro, no Logan e no Sandero. Há a possibilidade do Duster ganhar a opção do 1.8 16v da Nissan, usado no Tiida e no Livina. Outra alternativa seria o 2.0 16v do Sentra, da mesma montadora japonesa. No Duster da Dacia, o câmbio manual tem opção de cinco ou seis marchas.

Como tem estilo de utilitário esportivo, o "jipinho" deverá ter opção de tração 4x4, com seleção de modo 4x2, 4x4 ou bloqueio de diferencial, feita através de um botão giratório no console. Contudo, como o seu rival da Ford, a maior parte da produção deve ficar com a versão de tração dianteira. Um detalhe curioso é que esta última versão terá um porta-malas maior que o modelo com força nas quatro rodas: 475 contra 439 litros.


De equipamentos de conforto ou segurança o Duster não deverá ter novidades. Ar condicionado manual, trio elétrico, air bag duplo e freios ABS. Talvez haja um controle de estabilidade, disponível no Dacia.

Apesar de eu preferir o Renault Koleos, mais sofisticado, o Duster deverá chegar com boa vantagem ao Brasil se concorrer com a atual versão do Ecosport, que após oito anos, vai ganhar um concorrente de verdade e não rivais improvisados como o Crossfox e a Palio Adventure. O cenário deve mudar só em 2012, quando estão previstos o utilitário derivado do Chevrolet Agile e a nova geração do Ecosport.

Como a tradução do seu nome sugere a famosa música da Ivete Sangalo, o Duster vai levantar poeira no segmento?

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter