Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Se as montadoras europeias modificam levemente seus carros em três anos, para mais três anos depois mudá-los completamente ou não, na Coreia do Sul a história é diferente. Não se passaram nem quatro anos e o médio-compacto Kia Cerato já conhece a sua terceira geração.
Chamado por lá de K3 e em alguns mercados de Forte, o Cerato está mais arredondado e anguloso. Suas linhas estão ainda mais arrojadas. Os faróis ficaram mais espichados, em formato de olho, com filetes em LED, e se encaixam à já tradicional grade em forma de dente, que ficou maior e mais alta. A lateral tem recorte das janelas mais simples, com coluna baixa, contrariando as especulações de que seguiria o estilo do Optma. Pelo menos, as lanternas traseiras seguem o visual do sedã médio-grande. O Cerato ficou mais comprido, com mais entre-eixos e mais largo, no entanto, ficou mais baixo.
Não foram divulgadas mais informações, muito menos as fotos do interior, mas os equipamentos previstos para o mercado sul-coreano incluem teto solar, bancos e volante com aquecimento, direção assistida com três modos de operação, revestimento intero em couro, central multimídia, controle de estabilidade, além de airbags frontais e laterais, luzes diurnas com LEDs e câmera de ré.
Na Coreia do Sul, o novo Cerato será vendido com o motor 1.6 GDI, dotado de injeção direta de gasolina e 140 cv de potência, e também com um 1.6 LPGi, movido a gás liquefeito de petróleo. O câmbio de seis velocidades poderá ser manual ou automatizado, com dupla embreagem.
O novo Cerato também terá versões hatch e cupê (o Koup), este voltado para o mercado norte-americano. A apresentação ao público será feita no Salão de Paris. As vendas começam no início do ano que vem na Europa, quando teremos novas informações. Aqui, deve chegar no final de 2013, como linha 2014.