ESPECIAL - FARÓIS DE XENÔNIO


Os faróis de gás xenônio são aqueles de luz bem forte e azulada que chegaram ao Brasil com os carros importados e viraram moda entre os motoristas e lucro para as lojas de auto-peças e acessórios que vendiam kits do sistema de iluminação.


Só que desde o dia 1º de janeiro deste ano este kit avulso está proibido. Quem instalou o farol de xenônio terá que substituí-los pelo farol tradicional. Apenas modelos vindos de fábrica serão permitidos.


Conforme a resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, só poderão rodar os carros com faróis de xenônio que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas. Este equipamento impede que o facho do farol suba demais e ofusque outros motoristas. Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz podendo causar um acidente. Por enquanto essas tecnologias vêm instaladas de fábrica em carros luxuosos e não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil.


Com o kit colocado fora da fábrica, é emitida uma luz que causa uma cegueira momentânea podendo ocorrer uma colisão. As pessoas começaram a colocar o farol de xenônio pela vantagem de iluminar três vezes mais e consumir 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum.


Mas por causa da guerra de luzes que podem causar acidentes, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que retira-los. Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.


G1

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter