NO MERCADO - CHEVROLET COBALT 1.8

type='html'>
Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O Chevrolet Cobalt chegou ao mercado no final do ano passado com a difícil missão de substituir, de uma só vez, as carrocerias sedã do Corsa e do Astra. Espaçoso e com 563 litros no porta-malas, ele enterrou a lembrança do compacto. Mas faltava um motor mais potente para conquistar os antigos proprietários do sedã médio. O EconoFlex 1.4 não dava conta do recado.

Este fôlego chegou há um mês, com o motor 1.8 e a opção de câmbio automático. A transmissão é até moderna: a mesma caixa dos globais Cruze e Sonic, com seis marchas. Já o motor é aquele 1.8 Powertrain, derivado dos antigos Monza e Kadett nos anos anos 80 e 90 e repaginado no início da década passada nos Fiat Palio, Dobló e Stilo e o Corsa, um dos seus antecessores. 


Revisto mais uma vez, foi rebatizado de EconoFlex e rende 106 cavalos com gasolina e 108 cv com álcool, menos que o antigo, que rendia 115 cv. O torque é de respectivos 16,4 e 17,1 kgfm. O conjunto também é usado na minivan Spin, outro novo modelo da Chevrolet com a missão de suceder dois carros antigos (Meriva e Zafira). 

Com o motor 1.8 e o câmbio automático, o Cobalt ganhou mais desempenho e agilidade, mas ainda não é o ideal. Segundo a revista Quatro Rodas, ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, exatamente o mesmo tempo do novo Toyota Etios Sedan, que tem motor 1.5. O 1.4, que continua em linha, acelera em 13,5 seg. A retomada entre 80 e 120 km/h é feita em 9,8 segundos, mas graças ao câmbio automático. O 1.4 manual fez a marca em 18,8, seg. O consumo é de 6,9 km/litro na cidade e 9,5 km/l na estrada. A média de 1.4 é de 7,2 e 9,9 km/l, respectivamente. O carro foi testado com álcool. 

A frenagem e o nível de ruído também melhoraram, de acordo com a mesma publicação. A 80 km/h a imobilização demora 26,6 metros, a melhor do segmento (o 1.4 para 28,9 metros), e o seu ruído é de 60,2 decibéis (61,2 dB no 1.4), também uma das melhores. 


Visualmente o Cobalt 1.8 se difere pelo discreto aerofólio na tampa traseira, novas calotas da versão LT e na top LTZ máscara escura nos faróis, rodas de alumínio diamantadas (brilhosas), cromados nos frisos laterais, régua da tampa do porta-malas e fundo das lanternas. A básica LS não ganhou as novidades. 
Os preços do Cobalt com motor 1.8 começam em R$ 43.690 na versão LT, que vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico, airbag duplo e freios ABS com EBD, além de coluna de direção com regulagem de altura, alarme anti-furto, computador de bordo e luz de leitura para os passageiros do banco traseiro. Com câmbio automático, o preço sobe para R$ 46.690 e ainda acrescenta piloto automático e volante revestido de couro. 


Trezentos reais a mais custa o LTZ 1.8 manual, que adiciona faróis de neblina dianteiros, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, volante em couro com controle de rádio e celular em ambas as versões (manual e automática), barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para MP3, Bluetooth e entrada USB, espelhos retrovisores com regulagem elétrica, acionamento elétrico de todos os vidros e sensor de estacionamento, a novidade entre os equipamentos. O LTZ automático fecha por R$ 49.990, também com piloto automático de "brinde". 
No comparativo contra Fiat Grand Siena, Nissan Versa, Volkswagen Voyage e Toyota Etios que você lerá aqui no Guscar nos próximos dias, o sedã compacto da Chevrolet vai participar com a versão 1.4, mais acessível, para equilibrar o confronto. Entretanto, o motor 1.8 poderá fazer a diferença na hora da compra e levar o consumidor a escolher o Cobalt. Mas ainda falta mais potência, equipamentos, como um ar condicionado digital, e um acabamento interno melhor para o Astra ficar de vez no passado.  


FICHA TÉCNICA - CHEVROLET COBALT 1.8 ECONOFLEX 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.796 cm³, 8 válvulas
Potência: 106 cv (gasolina) e 108 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo Médio: 6,9 km/l na cidade e 9,5 km/l na estra (idem)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,48/1,74/1,51/2,62 m
Porta-malas: 563 litros
Tanque: 54 litros
Preços: R$ 43.690 (LT manual) / R$ 46.690 (LT automático) / R$ 46.990 (LTZ manual) / R$ 49.990 (LTZ automático. 
Newest Older

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter