Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
No segmento de utilitários esportivos compactos, as primeiras trilhas brasileiras foram desbravadas pelo vistoso quebra-mato da perua Fiat Palio Weekend Adventure em 1999, mesmo ela não tendo tração 4x4. Mais preparado, mas ainda sem transmissão integral, o Ford Ecosport abriu de vez a trilha. Vieram em seguida os Suzuki Ignis e SX4, o Citroën Aircross e, mais recentemente, o Renault Duster. Este ano, o próprio Ecosport foi inteiramente reestilizado.
O próximo a entrar nesta estrada já pavimentada é o Chevrolet Trax, utilitário menor que o Captiva (e que pode substituí-lo) e também um projeto mundial, como o irmão mais velho. Ele também será vendido na Europa como Chevrolet e até terá apresentação no Salão de Paris, a partir do dia 27 de setembro. Mas será como Opel Mokka que a chamada plataforma Global Compact Crossover deve fazer mais sucesso no Velho Continente. Nos Estados Unidos, ele se chamará Buick Encore.
O Chevrolet Trax vai ser fabricado na Coreia do Sul e no México. No Brasil, ele terá o nome de Enjoy e sua apresentação já deve ocorrer no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Para chegar ao nosso mercado no início de 2013, ele deve começar a ser importado do país asiático, como o hatch e o sedã Sonic, para só posteriormente vir da nação que tirou a nossa medalha de ouro no futebol masculino. Se der lucro, quem sabe, ele passa a ser fabricado aqui?
Com comprimento de 4,24m e largura de 1,77m, o Trax tem quase os mesmos traços dos irmãos de outras bandeiras da General Motors, mas a sua dianteira com padrão Chevrolet (grade dividida por barra na cor do carro) lhe deu uma aparência mais reta. A sua identidade está no recorte "hexagonal" das janelas laterais e no vinco que nasce na base do para-choque traseiro, acompanha as lanternas verticais inclinadas, forma uma saliência na porta lateral traseira, continua na base da mesma área e termina no farol e no para-choque dianteiro. O capô também tem vincos e é elevado em relação ao conjunto ótico, que é retangular, ao contrário da versão Opel. A tampa do porta-malas também é saliente e abriga a placa. O vidro traseiro tem aquele falso envolvimento disfarçado pelo plástico.
As fotos do interior do Trax não foram divulgadas. O painel deve seguir o estilo do Mokka/Encore, mas o acabamento pode ser mais simples. A distância entre-eixos de 2,55m deve proporcionar um espaço interno adequado para cinco passageiros O porta-malas tem capacidade para 358 litros.
A estratégia de motorização europeia seguirá a usada pela Opel: versão básica equipada com o Ecotec 1.6 16 válvulas, de 115 cavalos, a gasolina, mas que aqui no Brasil é flex e rende entre 116 e 120 cv no Sonic. As mais caras terão o novo motor 1.4i Turbo de 140 cv, também a gasolina, e o diesel 1.7 VCDi, de 130 cv, este proibido aqui. As ofertas de câmbio serão a manual de cinco marchas para o 1.6, manual de seis para o 1.4 e automática também de 6 velocidades, com sistema Start/Stop, opcional para as duas versões mais caras. A tração poderá ser dianteira ou integral (opcional só para a diesel).
No Brasil, o Enjoy deverá ter motores Ecotec 1.6 e 1.8 (do Cruze) com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
O Trax será equipado na Europa, dependendo da versão, com central multimídia Chevrolet MyLink (navegador, USB, Bluetooth, controle por voz, entre outros itens), ar-condicionado automático, computador de bordo e piloto automático. Entre os itens de segurança, controles de estabilidade e tração, seis airbags, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e assistente de partida em aclives. Já o nosso Enjoy deve perder metade dessa lista aí se vier importado da Coreia do Sul.
Bem equipado ou não, o pioneiro e renovado Ford Ecosport terá um adversário à altura da sua modernidade.
FICHA TÉCNICA - CHEVROLET TRAX / ENJOY 1.6 16v
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 116 cv (gasolina) e 120 cv (álcool) (estimado no Brasil)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,24/1,77/1,65/2,55 m
Porta-malas: 358 litros