ESPECIAL - SALÃO DE GENEBRA 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



A Suiça é considerada o país mais neutro do Mundo. Abriga entidades internacionais como a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e as esportivas Federação Internacional de Futebol (FIFA) e o Comitê Olímpico Internacional (COI). Também sedia o Fórum Econômico Mundial. 

Na indústria automobilística não poderia ser diferente. Sem nenhum grande fabricante, é palco do Salão de Genebra que abre a temporada europeia das três grandes exposições europeias, sendo que Paris e Frankfurt se revezam a cada ano. A francesa em outubro dos anos pares como 2012 e a alemã em setembro dos ímpares. 
O Salão de Genebra existe desde 1905, mas ficou parado de 1908 até 1922. Em 1907 foi realizado em Zurique. Retomado em 1923, três anos depois passou de um pequeno centro de exposições chamado Bâtiment Électoral para o PlainPalais, bem maior. Ficou paralisado durante a Segunda Guerra Mundial e só voltou em 1947. A partir de 1981 mudou-se para o Palexpo, um moderno centro de exposições, anexo ao aeroporto internacional da cidade, e lá é realizado até hoje. 

Por isso, em 2012 ocorreu apenas a 82a edição, que começou no dia 8 e terminou no último domingo. Como sempre, montadoras aproveitaram para mostrar seus lançamentos para o segundo semestre, modelos quase definitivos, os tradicionais conceitos -  especialmente dos maiores estúdios de design como Pininfarina e Italdesign - e a nova tendência deste continente que anda em crise desde 2008 e de um planeta que sofre com a degradação do meio ambiente: os veículos elétricos. E ainda teve mais uma participação da suiça Rinspeed, com um Smart For Two adaptado para receber um reboque.

Poucos virão para o Brasil, que deverá importar alguns das marcas luxuosas (Audi, Mercedes e Volvo), os novos Ford Kuga e B-Max e fabricar a minivan romena Dacia Lodgy (com a bandeira Renault), o Volkswagen Up! e o Peugeot 208. Veja, abaixo, as atrações divididas em capítulos. 

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