CARRO DO ANO EUROPEU 2010 - VW POLO


Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação


O carro que inspirou a leve reestilização do Fox brasileiro é o melhor do ano na Europa. O Volkswagen Polo ganhou a tradicional eleição do continente, que é realizada desde 1964.

A nova geração do compacto premium da montadora alemã, mais encorpada e moderna que a fabricada no Brasil desde 2002, ganhou o direito de usar por um ano o selo Car of the Year 2010 graças a 59 jurados de 23 países europeus, sendo que 25 deles o colocaram em primeiro lugar na preferência.

O Volkswagen Polo somou 347 pontos, dez a mais que o microcarro japonês Toyota iQ, concorrente do Smart. O campeão só deve chegar ao Brasil em 2012, ainda assim, na versão sedã. Outro carro que o brasileiro não terá tão cedo, a quarta geração do Opel Astra (hatch mais evoluído que o nosso Vectra GT) ficou em terceiro, com 221 pontos. O tcheco Skoda Yeti, utilitário esportivo totalmente desconhecido por nós, ficou em 4º lugar, totalizando 158 pontos. Nos três últimos lugares entre os finalistas ficaram o Mercedes Classe E (155), o Peugeot 3008 (144) e o Citroën C3 Picasso (113). Entre estes, o Mercedes é o único já vendo por aqui. O Peugeot será importado no ano que vem e o Citroën poderá ser fabricado aqui no estado do RJ em 2011.

A Volkswagen precisou esperar 18 anos para conquistar o seu segundo título do Car of the Year. O primeiro foi com a terceira geração do Golf (a primeira que foi vendida no Brasil, importada do México e da Alemanha) em 1992.

Entre os finalistas derrotados, se o iQ tivesse ganho seria a terceira vitória da Toyota (campeã com o Yaris em 2000 e o híbrido Prius em 2005). A Opel repetiria o feito da Fiat em 1995 e 1996 e seria bicampeã, já que venceu no ano passado com o Insignia. A Peugeot voltaria a ganhar depois de oito anos, a Citroën depois de vinte e a Mercedes só ganhou uma vez em 1974. A Skoda conquistaria um título inédito. A maior vencedora continua sendo a Fiat com nove vitórias.

A eleição do Carro do Ano europeu é organizada pelas revistas Auto (italiana), Autocar (inglesa), Autopista (espanhola), Autovisie (holandesa), L'Automobile (francesa), Vi Bilägare (sueca) e a alemã Stern, única que não é exclusivamente voltada para os automóveis. O concurso é um exemplo para as nossas maiores publicações organizarem juntas (Autoesporte, Carro e Quatro Rodas) e escolherem apenas um único vencedor, já que aqui temos três eleições do gênero com um monte de categorias que só as montadoras e as organizadoras se lembram depois de alguns anos.

Já falei do Polo aqui no Guscar em março. Sua grade dianteira, seus faróis, as linhas do painel, o quadro de instrumentos e o volante foram adotados na reestilização parcial do nosso Fox.


Todos os campeões:


1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S/ 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR com face-lift) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração do nosso, que é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo quase foi importado. O Brava foi fabricado aqui) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR)/ 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo

(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil

Para ver as fotos de todos os campeões acesse: www.caroftheyear.org e clique no link "Previous winners"
Errei feio: Com todo alarde anunciei que o Chevrolet Agile manteve a hegemonia nacional no Carro do Ano Autoesporte. Nota zero para mim. Erro crasso com CRA maiúsculo, como diria o Edu César do Papo de Bola. O pior que eu só me toquei depois de uma semana. O Agile é fabricado na Argentina e se tornou sim o primeiro Carro do Ano principal da Autoesporte em 43 anos importado. A façanha foi possível com a mudança do regulamento de 2007, que mudou a eleição do Importado do Ano em Premium.
E com a matéria sobre o Polo Carro do Ano na Europa encerro a temporada 2009 do Guscar. Gostaria de falar de outros modelos, mas preciso descansar. Agradeço a todos que comentaram neste ano e desejo a todos um Feliz Natal e um 2010 de sucesso! Voltarei na segunda quinzena de janeiro com novo layout. Até lá.

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