CARRO DO ANO EUROPEU 2009 - OPEL INSIGNIA



Foto: Divulgação

Sucessor do Vectra (o verdadeiro, não o nosso genérico baseado no Astra), o Opel Insignia foi anunciado nesta segunda-feira (17/11) como o Carro do Ano 2009 na Europa.

Ele derrotou o novo Ford Fiesta por um ponto ( 321 a 320). A vitória foi uma revanche para a Opel, que em 2007, com o Corsa, perdeu para o monovolume S-Max, da marca norte-americana, por dois pontos.

O Insignia conquistou a melhor nota de 20 dos 59 jurados que representaram 23 países europeus. O Fiesta ganhou o primeiro lugar na avaliação de 19 jurados. Em terceiro lugar ficou a sexta geração do VW Golf, com 223 pontos. Citroën C5 (198), Alfa Romeo MiTo (148), Skoda Superb (144) e Renault Megane (121) completam a classificação.

Em abril fiz uma prévia do Insignia no Fotolog do Terra. Inaugurei até a seção Baba Brasil com ele. Detalhei o seu estilo arrojado e atraente, que conquistou os jurados. Mas os méritos do novo Opel não foram apenas no seu visual. O sedã médio-grande foi destacado na segurança que tem o sistema Opel Eye, que, através de uma câmera instalada no pára-brisas, lê a sinalização do trânsito e controla a velocidade. O sistema também alerta para a mudança involuntária de faixa. O farol tem nove modos de iluminação adaptativa. Para o conforto dinâmico o destaque do Insignia é a suspensão Flex Ride.

O Insignia tem motores a gasolina entre 1.6 de quatro cilindros (115 cv) e V6 2.8 Turbo (280 cv). A Diesel a única cilindrada é a 2.0 com potência entre 110 e 190 cavalos. A tração pode ser dianteira ou integral. O Insignia existe nas versões sedã, liftback e a perua Sports Tourer.

Se no Brasil a Volkswagen voltou a ganhar depois de 19 anos com o Gol, na Europa o jejum da Opel era maior: a vitória do Insignia põe fim a uma fila de 22 anos sem ganhar a eleição mais tradicional da Europa, organizada pelas revistas Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), L'automobile (França), Stern (Alemanha) e VI Bilägare (Suécia).

O último Opel a vencer a eleição foi o nosso conhecido Omega, em 1987 (melhor de 1986). Aqui, ele ganhou em 1993. O primeiro foi o Kadett em 1985. O Insignia representa apenas a terceira vitória da marca.


Veja os vencedores:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados popularizados no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S/ 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (BR)/ 1993 - Nissan Micra / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração do nosso, que é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo quase foi importado. O Brava foi fabricado aqui) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR)/ 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max / 2008 - Fiat 500 / 2009 - Opel Insignia.
(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil
Para ver as fotos de todos os campeões acesse: www.caroftheyear.org e clique no link "Previous winners"

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter