LANÇAMENTO - RENAULT SANDERO 2012


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Com quatro anos de atraso, o Renault Sandero aderiu ao padrão estético da matriz francesa. Agora, a grade dianteira é fechada e o ar passa a entrar pelo para-choque.
Esperava um conjunto mais caprichado, integrado à tampa do motor. Mas a montadora baseada em São José dos Pinhais (PR) apenas trocou a grade bipartida e o para-choque por outro novo e uma placa lisa entre os faróis. A fenda entre a nova peça e o capô deixou o Sandero parecido com o antigo Ford Fiesta 1995 importado da Espanha.

Apesar da crítica, o pacote visual é a maior atração da linha 2012 do compacto. Na traseira, as lanternas mudaram apenas a disposição das luzes. A assinatura do carro passou para o centro da tampa do porta-malas, para padronizar com o Fluence e a Grand Tour. As rodas de alumínio de todas versões ganharam novos desenhos.

No "aventureiro" Stepway, que tem suspensão elevada, o visual ficou realmente mais moderno, com a grade, a base dos para-choques e o arco das rodas em plástico cinza escuro fosco. A entrada de ar é emoldurada por apliques cinza claro simulando reforços. Os outros detalhes são os estribos laterais, o bagageiro de teto e as máscaras de faróis escurecidas.
O interior foi corrigido no acabamento e na ergonomia. Bancos e painéis das portas ganharam novos revestimentos. As portas receberam os botões dos vidros elétricos que estavam no console central, que por sua vez ganhou acabamento em black-piano, ou seja, plástico brilhoso preto, nas versões mais caras. O painel do som com MP3 e Bluetooth cresceu e é outro opcional. O quadro de instrumentos também foi redesenhado, com detalhes exclusivos para o Stepway. O tanque de combustível agora é aberto por dentro. O bom espaço interno para cinco passageiros continua o mesmo.

As versões de acabamento e os motores também não mudaram muito: Authentique, Expression e Privilegé, além da Stepway, com mecânica 1.0 (75/77 cv) e 1.6 8 válvulas (92/95 cv) HiFlex. O Stepway, no entanto, é mais potente: 107 cv com gasolina e 112 cv com álcool. O mesmo conjunto usado na perua Grand Tour e no Nissan Livina. O prometido câmbio automático não veio. Continua o manual de cinco marchas.

A Authentique só tem motor 1.0 e é equipada de série apenas com brake-light, aviso sonoro de luzes acesas, luz-espia do nível de combustível do tanque de partida a frio e abertura interna do tanque principal, novidades na linha. Ar condicionado e direção hidráulica são opcionais. Custa R$ 28.700.

A Expression está disponível com os dois motores e adiciona direção hidráulica, regulagem de altura do volante, retrovisores na cor da carroceria, rodas de 15 polegadas, iluminação no porta-malas e detalhes internos em cinza. Custa a partir de R$ 31.300 com motor 1.0 e R$ 33.600 com 1.6. Ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, travamento em movimento das portas, alarme, som (com MP3, comandos na coluna de direção e quatro alto-falantes), terceiro apoio de cabeça traseiro, freios ABS e airbags frontais são opcionais.

A Privilegé é a mais completa. Só tem o motor 1.6 e incorpora na lista de série o ar condicionado, o trio elétrico (incluindo o vidro traseiro), o travamento em movimento, o painel do som ampliado, além de acrescentar o computador de bordo, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas, banco traseiro bipartido, maçanetas na cor da carroceria e adesivos pretos em soleiras e coluna B. Sem o pacote de segurança e o revestimento em couro, opcionais, custa R$ 40.400.
A "esportiva" Stepway básica sai por R$ 42.600 somente com o motor 1.6 mais potente e rodas de liga-leve de 16 polegadas de desenho exclusivo. O pacote de equipamentos é semelhante ao do Privilegé, só que estranhamente o comando elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores, o alarme e o som com MP3 voltam para a lista de opcionais. Esta mancada deve estar pagando a redução de preço de toda linha 2012 em relação ao modelo antigo.

A Renault pode ter sido econômica demais na reestilização do Sandero, mas o novo visual vai dar um pouco mais de fôlego ao seu hatch compacto premium e deixá-lo tão moderno quanto o seu irmão de plataforma, o sedã Logan, renovado no ano passado.

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