MOTOR DO ANO AUTOESPORTE ACIMA DE 2.0 2011 - AUDI V10 5.2 FSI


Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação
Criado em 2006 (para valer como 2007), o prêmio de Motor do Ano da Autoesporte praticamente se tornou território da alemã Audi. Se na categoria até 2.0 litros de cilindrada a fabricante alemã fica pelo segundo ano sem vitória após um bicampeonato do propulsor 2.0 TFSI (2008 e 2009), entre os motores maiores a marca dos quatro anéis conquistou o tetra.

O primeiro motor mais forte a ser campeão foi o 3.6 da Porsche em 2007. De 2008 em diante só deu Audi: o V8 4.2 em 2008, o V6 3.2 FSI em 2009 e o V6 3.0 TFSI Compressor no ano passado. Agora, um motor de dez cilindros vem se juntar aos irmãos em 2011.
O V10 5.2 FSI que equipa o superesportivo R8 desde o final do ano passado é construído em alumínio, tem injeção direta de gasolina e rende 525 cavalos de potência, com torque de 54,1 kgfm. Com ele atrás dos bancos, o R8 chega aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 316 km/h. Antes o modelo usava o V8 4.2. Já o V10 equipava apenas o Lamborghini Gallardo, que também faz parte do grupo Volkswagen.
O motor de dez cilindros derrotou o rival Porsche 3.8 biturbo por 66 a 59 pontos. A Porsche seria bicampeã se tivesse vencido. Em terceiro lugar, três pontos abaixo do vice, ficou outro alemão: o V8 AMG da Mercedes SLS, que também disputou o título na categoria Carro Premium. Muito atrás ficaram o V6 3.7 do Jeep Cherokee e o turbodiesel V8 do Range Rover, com 24 e 23 pontos.

Outros vencedores:

2007 - Porsche Boxer 3.6 / 2008 - Audi/VW V8 4.2 / 2009 - Audi/VW V6 3.2 FSI / 2010 - Audi V6 3.0 TFSI Compressor

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter