HISTÓRIA EM MINIATURA - LANCIA DELTA

Texto e fotos: Gustavo do Carmo

Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Lancia Delta foi lançado em 1979, para colocar a marca italiana de propriedade da Fiat no concorrido mercado dos hatches médios compactos. Sua base era o Fiat Ritmo. Foi também comercializado na Europa com a marca e o nome Saab 600. O Delta foi eleito o Carro do Ano na Europa para 1980.

Em 1982 teve uma versão sedã chamada Prisma, xará do modelo da Chevrolet baseado no Celta. Não durou muito. A versão urbana do modelo tinha motor de quatro cilindros com opção de 1.3 ou 1.5 litro de cilindrada, com 75 e 85 cavalos, respectivamente. Teve também uma versão GT, com motor 1.6 de 105 cavalos. Mas o Delta se tornou famoso com uma versão esportiva de propulsor 2.0 turbo, que começou com 130 cavalos e chegou aos 215 cv. Com tração integral, ficou conhecido como HF Integrale, comercializado para homologar a sua participação no Mundial de Rali.

O Delta já havia começado a competir com a versão S4 na Classe B. Mas, depois que a FIA extinguiu esta categoria por causa de um grave e fatal acidente em 1986, o modelo entrou na categoria A, hoje chamada de WRC. Conquistou seis títulos consecutivos (1987 a 1992) de construtores, sucedendo à altura o antigo cupê Stratos.

O Lancia Delta foi totalmente reestilizado, com linhas mais modernas e uma inédita versão duas portas, no final de 1993, Em 1999 deixou de ser produzido, mas o nome retornou num modelo de estilo futurista (demais), lançado em 2008.

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter