PRÉ-ESTREIA INTERNACIONAL - NOVO VOLKSWAGEN POLO


Alegria de brasileiro dura pouco

Texto: Alberto Polo Júnior, do Portal Alpini
Introdução, comentário e encerramento: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Como alegria de brasileiro dura pouco, as duas novas versões do Polo apresentadas acima chegam exatamente no momento em que a nova geração do compacto é apresentada na Europa, no Salão de Genebra, na Suiça. A sexta geração do Polo ficou mais musculosa e agora segue o novo padrão estético europeu da Volkswagen, que é um pouquinho superior ao que foi adotado no novo Gol.

Na dianteira, os faróis assumem contornos mais retangulares são ligados pela grade. A entrada de ar inferior também passa a impressão de largura, ajudada pela moldura preta e pelos faróis auxiliares. O para-choque tem um pequeno spoiler integrado. Ficou "a cara" dos novos Golf e do Scirocco.


As laterais ostentam ombros largos, diferentemente da atual geração. Os contornos dos para-lamas e da parte inferior das portas são musculosos. A traseira, com lanternas de contornos quadrados, é bastante identificada com as duas últimas gerações. O Polo mede 3,95 metros de comprimento, 1,68 de largura e 1,45 de altura.
O interior segue o padrão Volkswagen e lembra bastante o do Golf. Sóbrio, sem exageros, tem iluminação em tons de azul e branco. Segundo a montadora alemã, os comandos são voltados para o motorista. O novo Polo terá a opção pelo teto solar panorâmico. Um comentário do editor é que o modelo final ficou bem mais bonito do que aparecia nas projeções virtuais, que lhe davam um aspecto de monovolume.

Entre os equipamentos estão ar-condicionado digital, sistema de navegação e áudio com comandos por toque, airbags frontais, laterais (maiores) e do tipo cortina, controle de estabilidade em todas as versões, encostos de cabeça ativos e fixação Isofix para cadeiras de crianças.

Desde o início das vendas no mercado europeu, em setembro deste ano, o novo Polo terá sete opções de motorização, com potências entre 60 e 105 cv. Movidos a gasolina são o 1.2 com 60 ou 70 cv e um 1.2 Turbo com injeção direta, capaz de entregar 105 cv. Há, ainda, o 1.4 de 85 cv. A versão GTI, possivelmente com o 1.4 Turbo de 160 cv. O motor Turbodiesel é 1.6 e tem potências de 75, 90 ou 105 cv. Algumas versões poderão ter o câmbio automatizado DSG, com duas embreagens e opções de trocas automáticas ou sequenciais.
O novo Polo europeu também terá a sua versão Bluemotion a partir do ano que vem. O protótipo está sendo apresentado no mesmo salão. Só que lá a cilindrada do motor TDI que antes era 1.4 passa a ser 1.2. A previsão de lançamento da nova geração no Brasil é para meados ou final de 2011, se vier.
Na dúvida entre chamar esta apresentação de Baba Brasil ou Em breve no Brasil, achei melhor chamar de pré-estreia, pois mesmo lá na Europa o novo Polo só começa a ser vendido em setembro.

Related Posts

ADBLOCK DETECTED!

You are running an AdBlock extension in your browser!
If you wish to continue please disable AdBlock for this website.
Subscribe Our Newsletter